TERÇA-FEIRA, 02 DE JUNHO DE 2020

Aprenda A Diferença Entre Empréstimo E Financiamento

Publicado em: 27 de dezembro de 2019

Publicidade

Basicamente todo mundo imagina que vai chegar uma hora de suas vidas em que vão necessitar de uma ajuda financeira. Assim, mesmo que seja para conquistar um carro, uma casa, ou até mesmo para terminar uma faculdade. Dessa forma muitos acabam optando por empréstimos ou por financiamento para se obter o que deseja com mais facilidade, sem que precise juntar todo dinheiro em mãos. Sendo assim, eles são responsáveis em realizar o sonho de consumo das pessoas. Mas muito pouco se sabe a diferença entre ambas formas de crédito. Por isso preparamos neste artigo algumas informações para que você aprenda a diferença entre empréstimo e financiamento.

Tanto os empréstimos quanto os financiamentos oferecem vantagens para o consumidor e para as instituições financeiras que os oferecem. Contudo o grande erro das pessoas e acreditar que ambas formas de crédito são iguais. Então mesmo que sejam bem parecidas, as duas não possuem as mesmas funções, isso porque as diferenças são de grande relevância para os consumidores. Dessa forma, saber entender a diferença entre eles, pode ser a peça crucial para poder sair ganhando na hora de adquirir esse tipo de serviço.

Aprenda a Diferença Entre Empréstimo e Financiamento

Empréstimos

Publicidade

Essa é uma forma de crédito que não possui muitas restrições quanto a forma uso. Ou seja, quando se adquiri um empréstimo não existe a necessidade de informar o motivo pelo qual o dinheiro será usado. Sendo assim se torna bem mais fácil aos consumidores conseguir empréstimos junto as instituições financeiras. Assim, a única responsabilidade que o consumidor possui é pegar o empréstimo com as taxas de juros contabilizados, durante o tempo determinado do contrato.

Os empréstimos podem ser solicitados em dois locais, sendo um nos bancos e outro nas financeiras. Mas é importante ressaltar que por serem mais acessíveis, possuem juros maiores do que se comparados a um financiamento. Isso porque nos empréstimos a análise de crédito, por isso a única preocupação do consumidor será pagar pelo crédito a empresa credora.

Financiamento 

Os financiamentos são uma das formas de crédito mais burocráticas de todo Brasil. Isso porque para obtê-lo, é realizado uma análise de crédito e justificativa sobre o uso do dinheiro que será liberado, todo processo necessidade assim de muita atenção. Sendo assim os financiamentos se tornam bem restritos, contudo, após a confirmação é que os consumidores podem adquirir o bem que almejam.

Geralmente os financiamentos são realizados por meio dos Bancos e Financeiras, porém ainda existem muitos economistas que optam por realizar o financiamento por meio de bancos por serem bem mais seguros ao contratante. Ou seja, ainda que seja oferecido um financiamento com taxa de juros baixos, as financeiras não podem oferecem tantas garantias ao contratante, favorecendo que se serviço seja por meio dos bancos.

Sendo assim a melhor alternativa é visar o Custo Efetivo Total de Crédito. Isso porque esse índice é o responsável em mostrar as taxas que são cobradas no financiamento. Além de outras cobranças que podem variar de acordo com cada banco. Afinal esse indicador e a melhor forma de descobrir a instituição financeira que mais oferece vantagens para ter melhores garantias de forma menos cara por um financiamento.

Empréstimo X Financiamento

Sem dúvida a pergunta mais frequente entre os consumidores é saber qual a melhor opção de serviço a ser adquirida. Dessa maneira, muitas pessoas antes de adquirir um bem seja ela grande ou pequeno não analisam quais as melhores alternativas. Por isso podemos afirmar que nenhuma das alternativas de crédito são consideradas ruins, mas cada uma delas possuem uso para situações em específico.

Publicidade

Tendo isso como base, a escolha entre uma dessas duas opções é necessária avaliar primeiramente a sua real necessidade. Afinal nem sempre um empréstimo é uma boa alternativa para seu bolso e sua situação de aquisição de certo bem. Mas também nem sempre os financiamentos são a melhor opção de serviço. De modo geral tudo vai depender da necessidade de cada consumidor.

Considerações Finais 

Em conclusão, tanto os empréstimos quanto os financiamentos, são ótimas alternativas de crédito. Contudo, eles podem ser vantajosos ou prejudiciais para sua vida, tudo vai depender da real necessidade e condição financeira. Finalmente, use essas informações a seu favor para que saiba qual será a melhor alternativa de conseguir adquirir algum bem.

Veja também:

Descubra Como Rastrear o Celular de Outra Pessoa

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2020. Todos os direitos reservados.