SEXTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2021

Confira Como Fazer Agendamento Da Carteira De Trabalho

Publicidade

Sem dúvidas, as pessoas que estão em busca de uma vaga de emprego no mercado de trabalho devem estar preparadas. Afinal, é preciso que tenha em mãos a carteira de trabalho na hora de uma busca por uma oportunidade. Isso porque a Carteira de Trabalho, é um documento oficial do Ministério do Trabalho e Emprego. Vale lembrar que ainda é exigida por todas as empresas que fazem contratação dentro do regime CLT. Dessa forma deve ser preenchida sempre que uma pessoa começa a trabalhar em uma nova empresa. Se estiver em busca do seu primeiro emprego, saiba que vai precisar desse documento. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações para que confira como fazer agendamento da Carteira de Trabalho.
Publicidade

Afinal, quem pode tirar a carteira de trabalho?

De modo geral, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), foi criado como documento por meio do TEM (Ministério do Trabalho e Emprego). Então, seu uso é obrigatório para todos os profissionais que desejar começar a atuar dentro do regime CLT. Isso é, isso para deixar claro que está tudo dentro das regras e direitos trabalhistas. Mas, para tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho é preciso atender a algumas regras. Primeiro, a idade permitida para pedir o documento é a partir de 14 anos de idade e ser brasileiro nato ou naturalizado. No entanto, os estrangeiros por meio da Carteira de Trabalho para Estrangeiros também podem pedir o documento.

Publicidade

Vale lembrar, que a carteira de trabalho é um documento essencial na hora de ocupar uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Afinal, a carteira de trabalho pode deixar claro todo o caminho profissional de uma pessoa que trabalha em regime CLT. Além disso, pode garantir acesso a alguns diretos como trabalhador formal. Por exemplo, salário, seguro desemprego, férias, PIS e assim por diante.
como fazer agendamento da Carteira de Trabalho

Quais são os documentos usados para fazer agendamento da Carteira de Trabalho?

Independentemente de ser a 1° ou a 2° via do documento. Todo o processo para fazer o agendamento da carteira de trabalho é o mesmo. Porém, todos os documentos apresentados que sofrem algumas mudanças. Confira abaixo:

Documentos para 1° via da Carteira de Trabalho:

  • Foto 3×4 com fundo branco.
  • CPF
  • Comprovante de residência com CEP.
  • RG, CNH, Reservista ou certidão de nascimento.

Documentos para a 2° via da Carteira de Trabalho:

Existem algumas situações que exige que tenha que fazer uma nova carteira de trabalho. Por exemplo, roubo, perda, extravio, danificação, continuação e assim por diante.

  • Comprovante de residência com CEP.
  • RG, CNH, Reservista ou Certidão de Nascimento.
  • Algum documento que possa comprovar o número da 1° via do documento.
  • Boletim de Ocorrência em casos de roubo, perda, furto e extravio.
  • Certidão do estado civil.

como fazer agendamento da Carteira de Trabalho

Como agendar a emissão da Carteira de Trabalho?

Todo o processo para agendar a emissão da sua CTPS pode acontecer de duas formas. Ou seja, pelo atendimento telefônico e pela internet. Vale lembrar que o agendamento da CTPS é gratuito seja a primeira ou segunda via do documento.

Passo a passo para agendar por meio da internet:

Para deixar todo processo de agendamento de forma mais prática e simples. O TEM desenvolveu um site para que tudo seja feito de forma 100% online para emissão da carteira de trabalho. Veja abaixo o passo a passo de como fazer o agendamento online:

  • Primeiro, acesse o portal oficial de agendamento eletrônico.
  • Agora, deve preencher todos os campos da plataforma. Ou seja, o seu estado, município, atendimento desejado e código de segurança. Vale lembrar que na hora de selecionar o tipo de atendimento que deseja agenda. Deve selecionar a opção “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”.
  • Após completar todos os dados basta selecionar a opção “Prosseguir”.
  • Depois deve escolher uma das unidades disponíveis mais próximas de onde mora.
  • Feito isso, escolha a data e horário que deseja para concluir o agendamento.
  • Por fim, para que consiga finalizar esse processo. Basta informar o seu CPF, telefone para contato, data de nascimento e o código de segurança. Então, selecione a opção “Agendar” para encerrar seu pedido. Assim o seu agendamento já foi feito com sucesso.

Passo a passo para agendar CTPS por meio do telefone:

As pessoas que não tem acesso de forma fácil a internet. Também os que vivem em municípios que não podem contar com o agendamento eletrônico. Podem fazer todo o agendamento de emissão da CTPS por meio do atendimento telefônico. Veja abaixo:

  • Primeiro, ligue para o canal oficial de atendimento telefônico do MTE. Ou seja, o Alô Trabalho, por meio do número 158.
  • Em seguida, durante a chamada deve escolher a opção de agendamento de carteira de trabalho.
  • Feito isso, informe todos os dados que vão ser pedidos pelo operador eletrônico durante a chamada.
  • Após o operador confirmar todos os dados, o seu agendamento para emissão da carteira de trabalho seja feito. Vale lembrar, que no dia marcado vai precisar levar todos os mesmos documentos pedidos no agendamento.

Como pedir a recuperação?

Se tiver perdido ou tenha sido roubado, e deseja recuperar todos os seus registros da carteira de trabalho. Saiba que vai precisar se apresentar de forma presencial a uma unidade próxima de onde mora da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Mas, pode fazer o processo para recuperar os dados por meio de um agendamento online. Para isso vai ter que mudar a sua opção de atendimento. Sendo assim, escolha entre as opções “Informações RAIS” ou “Informações CAGED“. Dessa forma vai conseguir todos os dados do seu antigo documento.

como fazer agendamento da Carteira de Trabalho

Como pedir a via de continuação?

Para quem não sabe, a via de continuação da Carteira de Trabalho é feita por um trabalhador quando o mesmo está com seu documento cheio. Isso é, não possui nenhum espaço em branco para que novos registros sejam feitos. Para isso é preciso fazer a emissão de uma 2° via da carteira. Vale lembrar que a antiga via do documento não pode ser destruída mesmo que tenha uma nova emissão. Afinal, os dados da mesma ainda podem ser solicitados.

Carteira de Trabalho Digital

Embora muita gente ainda não saiba, mas desde 21 de novembro de 2017 os trabalhadores de todo o Brasil pode contar com a carteira de trabalho em seus dispositivos celular. Além disso, a opção fica disponível tanto sistema operacional iOS quanto Android. Esse app foi criado pelo Governo Federal junto ao MTE para facilitar o acesso aos dados da carteira de trabalho. Porém, ainda que a opção online esteja disponível o uso do documento físico ainda ficou como oficial. Sendo assim não deixe de ter sempre a sua carteira de trabalho física guardada e limpa sempre que precisar usá-la.

Enfim, agora que já sabe todos os dados para agendar a emissão de sua CTPS. Basta usar todos os nossos dados a seu favor para que consiga agendar a emissão desse documento de grande relevância na hora de obter um emprego. Sendo assim, não perca mais tempo e faça o agendamento para pedir a sua CTPS.

Veja também:

Aprenda Como Consultar O Número Do Benefício Do INSS

Publicado em: 15 de fevereiro de 2021

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2021. Todos os direitos são reservados.

Este Blog usa cookies com função de garantir uma boa experiência. OK | Mais informações