Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022

Consultar FGTS - Consulta Online e Grátis com o CPF

Publicidade

De modo geral, aprender a consultar o FGTS usando o seu CPF, online e grátis se trata de algo essencial para a sua vida. Isso porque, é muito importante que todo o trabalhador que tem direito a receber o fundo de garantia acompanhe o seu saldo do FGTS. Afinal, precisa saber também os valores que vai ter disponível, caso ocorra algum tipo de imprevisto em que tenha acesso ao fundo de garantia.
Publicidade

No entanto, grande parte dos trabalhadores que tem direito a receber os valores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço não sabem muito sobre como consultar o FGTS. Mas, saiba que essa consulta pode ser feita em poucos minutos, 100% online e vai precisar apenas do seu CPF. Isso porque, hoje em dia já existem várias formas de realizar a pesquisa pelos canais digitais do fundo de garantia.

Sendo assim, a seguir reunimos um guia completo com todas as informações para que aprenda a consultar o FGTS online, sem que precise sair de casa e dentro de poucos minutos. Então, se tem interesse em aprender a consultar o seu CPF não pode deixar de conferir todo o nosso passo a passo ate o final. Veja mais abaixo:

Consultar FGTS -  Consulta Online e Grátis com o CPF

Consultar FGTS- Afinal o que é o FGTS?

Antes de mais nada, vale lembrar que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado pela Lei ° 5107 do dia 13 de setembro de 1966. No entanto, está vigente desde o dia 1 de janeiro de 1967. Hoje em dia ainda se mantém regido pela Lei 8.036 de 11 de maior do ano de 1990. Sendo assim, o fundo de garantia serve como uma proteção para todo trabalhador que presta serviços dentro do regime CLT.

Contudo, essa proteção fica disponível ao trabalhador apenas em alguns casos específicos. Por exemplo, em casos de demissão em justa causa. Dessa maneira, o fundo de garantia se torna uma reserva financeira para o trabalhador usar em diversos tipos de problemas em sua vida. Ou seja, trata-se de uma garantia em casos de uma necessidade financeira. Além disso, o fundo é formado pelo valor que é pago obrigatoriamente pelas empresas contratantes.

Sendo assim, a empresa contratante deve todo mês realizar o pagamento de 8% do salário do trabalhador em uma conta junto a Caixa. Vale lembrar, que a conta fica no nome do trabalhador, mas o mesmo pode realizar o saque os valores apenas em alguns tipos de situações especificas. Ao completar cerca de 12 meses de depósito o trabalhador já possui quase um salário inteiro guardado como garantia para usar quando precisar.

Dessa maneira, torne-se essencial acompanhar o valor em sua conta, caso seja um trabalhador do regime CLT. Assim, pode saber quais os valores disponíveis para saque e se todos os depósitos pelo contratante estão sendo feitos corretamente. Saiba que durante a pandemia o saque do fundo foi liberado e milhares de trabalhadores tiveram acesso ao fundo de garantia.

Publicidade

Quem tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço?

De acordo com o que está previsto na legislação do Brasil, todo trabalhador que presta serviços dentro do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem direito a receber o saldo no fundo de garantia. No entanto, existem também outros profissionais que tem direito a receber o FGTS mesmo que não atuem no mercado com carteira assinada. Veja a seguir:

  • Trabalhadores rurais;
  • Atletas Profissionais;
  • O trabalhador Temporário, Avulso ou Safreiro;
  • Trabalhadores domésticos. 

Dessa maneira, além de todos os que atuam no mercado dentro do regime CLT, os grupos mencionados acima também tem o direito ao fundo de garantia. Por isso, é importante se atentar se todos os depósitos estão sendo feitos pelo empregador em sua conta do FGTS junto a Caixa.

Consultar FGTS -  Consulta Online e Grátis com o CPF

Como faço para consultar o FGTS online e grátis com o CPF?

  • Primeiro, vai precisa entrar no site oficial da Caixa;
  • Logo em seguida, clique na opção “FGTS”.;
  • Depois, vai ter que selecionar a opção “Cadastro”;
  • Insira o seu CPF no campo exigido;
  • Leia e aceite todos os termos de uso da plataforma;
  • Preencha o cadastro com alguns dos dados pessoais exíguos;
  • Crie um senha de 8 dígitos;
  • Vale lembrar, que a senha não pode ser sua data de nascimento ou algo relacionado a você;
  •  Depois de criar a sua senha, volte para a página inicial;
  • Agora, fala login com o seu CPF e senha cadastrada para consulte o seu FGTS. 

Consultar FGTS com CPF pelo Celular

Sobretudo, saiba que existem duas maneiras de realizar a consulta do seu FGTS pelo seu celular. Isso porque, a consulta por ser feita por meio do app FGTS que está disponível para Android e iOS com download grátis. Também pode fazer a consulta por meio de SMS em poucos minutos, para que receba todos os detalhes do seu fundo de garantia por mensagem de texto.

Então, se optar por baixar o app FGTS, vai ter que entrar na loja de app do seu celular e fazer o download. Depois, abra o app e use seu CPF e senha cadastrada para que entre na sua conta. Assim, vai ter acesso a todos os detalhes do seu fundo de garantia pelo seu celular. Saiba que pode até mesmo fazer o saque digital caso esteja com o saldo disponível para ser retirado.

No entanto, se deseja receber tudo sobre o seu FGTS por mensagem de texto no SMS, vai ter que entrar no site da Caixa e cadastrar o seu número de celular. Assim, vai receber todos os meses o relatório completo de sua conta junto ao fundo de garantia.

Publicidade

Considerações finais 

Por fim, como pode perceber consultar o seu FGTS online e grátis usando apenas o seu CPF se trata de um processo bem simples e fácil. Por isso, siga agora mesmo cada uma de nossas instruções para que acompanhe tudo sobre o seu saldo junto ao fundo de garantia.

Vale lembrar, que é essencial estar sempre atento a sua conta do FGTS para ter certeza que os depósitos estão sendo feitos e tudo está dentro do esperado. Agora, não perca mais tempo e corra para consultar o seu FGTS com o seu CPF agora mesmo com bastante facilidade e praticidade.

13/04/2022 11:40
Categorias FGTS

Recomendado

20/04/2022 FGTS Emergencial Liberado! Prezado(a) Leitor, saiba que o Governo Federal disponibilizou hoje o FGTS emergencial para mais de 100 mil trabalhadores. Dessa maneira, esses trabalhadores conseguem solicitar o saque de seu FGTS. E ainda consultar o valor que ainda tem disponível em sua conta do FGTS. Além disso, saiba que não é mais necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para que solicite o saque de seu FGTS emergencial. Isso porque, o Governo Federal disponibilizou uma forma de solicitar o deposito em sua conta totalmente digital. Assim fica muito mais fácil... Continue lendo
© 2022