Consultar IPTU – Consulte pelo CPF em 2022

Publicidade

Embora muita gente não saiba, hoje em dia é possível consultar o IPTU utilizando apenas o CPF em 2022. Dessa forma, você pode fazer a sua consulta em poucos minutos e saber o valor que deve pagar referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano. Também é possível ver se existe algum tipo de pendência em seu endereço ou CPF.
Publicidade

Dessa maneira, o IPTU trata-se de um imposto criado pelo Governo Federal para todos os brasileiros que possuem um imóvel urbano e que devem fazer a contribuição de modo obrigatório.  Este é um imposto municipal que é arrecadado todos os anos pela prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado.

Por isso, toda prefeitura tem a liberdade de trabalhar com os recursos captados pelo imposto. Então é possível obter descontos ou não em algumas regiões do país. No artigo a seguir iremos te mostrar como pode consultar o seu IPTU em 2022 usando apenas o seu CPF. Acompanhe o post até o final e saiba mais:

Consultar IPTU - Consulte pelo CPF em 2022

Consultar IPTU 2022 pelo CPF -Como funciona?

Atualmente, o brasileiro tem a opção de consultar o IPTU de 2022 apenas com o número do CPF. Por meio dessa consulta você tem acesso aos valores que precisa pagar referente ao imposto e também pode saber se existe algum tipo de pendência no endereço do seu imóvel ou em seu nome. Vale lembrar que todos os brasileiros que possuem imóvel urbano devem contribuir com o IPTU todos os anos.

De modo geral, trata-se de um imposto municipal arrecadado pela prefeitura de cada cidade. Por isso, existem algumas cidades que oferecem mais descontos e outras nem tanto. Sobretudo, o IPTU costuma aumentar cerca de 1% ao ano em algumas regiões. De qualquer forma fazer a consulta permite que você saiba o valor do imposto e tenha acesso a outras informações importantes.

Como consultar o IPTU 2022? (Passo a Passo) 

Existem vários pontos relevantes que deixam claro a grande importância de consultar o IPTU. Isso porque você pode evitar atrasos que podem gerar cobranças adicionais. Hoje em dia existem muitas pessoas que acabam não pagando imposto, já que o processo de fiscalização não é o mesmo como em outros.

Publicidade

Por isso, iremos ensinar todo processo para que você faça consulta do seu imposto em 2022 dentro de poucos minutos e com muita facilidade. assim pode consultar os valores, emitir o boleto para pagamento e até mesmo obter alguns descontos ou prazos.

  • Para começar, você deve acessar o site oficial da prefeitura da sua cidade; 
  • Dessa forma, clique na opção “IPTU“ e depois em “consultar“; 
  • Inserir todos os dados solicitados e faça sua consulta; 
  • Em sua tela vai aparecer os valores referentes a cada ano, débitos em aberto, possibilidade de descontos, prazos e muito mais; 
  • Basta selecionar a opção de pagamento que deseja e emitir o seu boleto ou salvar em PDF. 

Consultar IPTU - Consulte pelo CPF em 2022

Onde pagar a cobrança do imposto? 

Não se esqueça que o pagamento deve ser realizado em locais credenciados pela prefeitura de sua cidade. Isso porque nem todos os bancos aceitam pagamentos do IPTU, IPVA ou qualquer outro tipo de imposto aplicado pelo governo. Dessa forma o IPTU é pago de modo exclusivo e em bancos autorizados. Veja a seguir quais são:

  • Bradesco; 
  • Sicoob; 
  • Banco do Brasil; 
  • Inter; 
  • Mercantil; 
  • Safra; 
  • Santander; 
  • Caixa Econômica Federal do Brasil; 
  • Itaú Unibanco; 
  • Banco Cooperativo do Brasil. 


Enfim, agora que você sabe como consultar o seu IPTU de modo 100% online e sem burocracia. Chegou a hora de usar as nossas dicas ao seu favor para que você tem acesso a cobrança do imposto e todas as informações referentes ao seu IPTU. espero ter te ajudado a tirar suas dúvidas. Consulte agora e saiba tudo sobre o seu IPTU 2022!

Data: 14/10/2022
Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados