SEXTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2020

Descubra Quais São Os Passos Para Organizar As Finanças Pessoais

Publicidade

Colocar em ordem as finanças é uma das dúvidas presente em grande parte da população brasileira. Afinal, fazer com que no fim do mês sobre dinheiro, pode ser uma tarefa bastante complicada para grande maioria. Desse modo, as pessoas que não possuem organização financeira, tendem a correr riscos de atrasar as contas, comprar além do necessário, compromete os relacionamentos, paga juros e dentre diversas outras situações negativas. Por isso, colocar a vida financeira em ordem é essencial para que tudo fique bem e não tenha que passar por nenhuma dessas situações desagradáveis. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações para que descubra quais são os passos para organizar as finanças pessoais.

Descubra Quais São os Passos Para Organizar as Finanças Pessoais

 

1° passo para organizar as finanças pessoais; faça um diagnóstico completo

Basicamente, grande parte das pessoas perdem o equilíbrio sobre suas vidas financeiras por não saberem controlar tudo que ganha e tudo que gasta. Assim, para iniciar seu processo de organização das finanças pessoais, é fundamental que anote todos seus ganhos e gastos mensais. Então, após essa anotação, faça uma pequena análise, se você gasta bem mais do que ganha é sinal que suas despesas estão desorganizadas. Por fim, após identificar seus principais gastos, é possível começar seus planos para cortar algumas despesas que comprometem seu orçamento.

Publicidade

2° passo para organizar as finanças pessoais; busque determinar um orçamento

Após realizar o seu diagnóstico financeiro, é importante que busque organizar as suas finanças, criando um orçamento. Contudo, para conseguir, você deve analisar todos os gastos fixos. Por exemplo, prestação de imóvel, veiculo, aluguel, mensalidade escolar, e assim por diante. Mas também deve anotar os gastos variáveis como conta de água, energia e telefone que podem sofrer alterações de acordo com seu consumo mensal.

Sendo assim, da mesma forma que as empresas e governos criam orçamentos, para destinar seus ganhos, seu orçamento deve ser desenvolvido. Ou seja, trace uma porcentagem para cada tipo de seus gastos. Por exemplo. 50% de sua renda vai ser destinada para seus gastos fixos e 30% para seus gastos variáveis. Além disso, orientamos que busque determinar algumas metas para que seus gastos variáveis possam reduzir, e assim consequentemente obtenha economia.

Descubra Quais São os Passos Para Organizar as Finanças Pessoais

3° passo para organizar as finanças pessoais; sempre priorize os pagamentos de despesas com juros altos

Caso seja uma pessoa que está com toda sua situação financeira descontrolada e não possui dinheiro necessário para liquidar todas as dívidas, orientamos que priorize as de juros mais altos. Por exemplo, cartões de crédito e cheques especiais. Isso porque, os juros nesses casos são dinheiro que sai de seu bolso, por isso deve liquidar elas o mais rápido possível. Então, quando se evita pagar os juros altos, você vai estar economizando de uma certa forma o seu dinheiro.

Entretanto, se tiver todos os recursos financeiros para quitar suas dívidas em aberto, busque pagar sempre dentro do prazo de validar. Desse modo, é possível escapar do risco de lidar com os juros sobre o valor da dívida. Também orientamos que use a opção de débito automático, assim evita esquecimentos e elimina o risco de pagar taxas de juros.

4° passo para organizar as finanças pessoais; busque mudar os seus hábitos

Basicamente, para que feche todos os meses com as contas em dia, vai ser necessário que ajuste todos seus gastos, e mude alguns hábitos. Ou seja, aqueles jantares em restaurantes, idas ao cinema, e demais atividades podem se tornar menos frequentes em sua vida para que gere uma redução de custos. Mas é importante que evite a frustração, e que essa mudança de habito seja adotada por toda família, onde todos devem se unir com o mesmo propósito. Por fim, orientamos que busque substituir essas atividades por eventos gratuitos e que não prejudicam seu orçamento, como idas em parques da cidade.

 

5° passo para organizar as finanças pessoais; programe todas as suas compras

É importante deixar claro que depois de aprender a lidar com suas finanças, não significa que você e sua família não podem mais comprar o que desejam. Contudo, a grande verdade é que todos devem analisar se a compra de algum item é realmente por necessidade ou por sustentar algum status ou modismo. Por isso, nossa dica é que sempre tome a decisão de compra por critérios racionais e não por critérios emocionais. Sendo assim, você deve apenas de programar antes de comprar qualquer tipo de bem. Dessa forma, se livra de dividas, e ainda consegue juntar dinheiro para realizar a compra à vista sem que precise recorrer ao parcelamento.

6° passo para organizar as finanças pessoais; tenha cautela com os créditos fáceis demais

Os cheques especiais, limites de cartões de crédito, crédito ao consumidor podem parecer bastante atrativos, mas isso não significa que deva recorrer a cada um deles. Além disso, é essencial que não use nenhum deles como complementação de orçamento pois pode acabar gerando um endividamento. Isso porque uma das maiores armadilhas para todas as finanças pessoais é usar crédito facilitado como se fosse parte da renda atual. Desse modo, orientamos que sempre faça dívidas que sejam capazes de serem pagas pela sua receita.

 

 

7° passo para organizar as finanças pessoais; crie uma reserva emergencial

Um dos passos mais importantes para concluir o processo de organização das finanças é desenvolver uma reserva emergencial. Por isso após quitar todos seus débitos, busque guardar uma pequena porcentagem de sua renda mensalmente. Assim, é possível desenvolver uma reserva para ser usada apenas em momentos emergenciais. Como em casos de saúde, acidentes com veículo, e demais eventualidades.

Publicidade

8° passo para organizar as finanças pessoais; invista em educação financeira

Uma boa alternativa para de fato aprender a organizar as finanças, é investir dinheiro e tempo em educação financeira. Afinal, o Brasil não é um país que fornece ensino sobre finanças, o que acaba prejudicando grande parte dos brasileiros. Além disso, o mercado atual dispõe de cursos, palestras e diversos livros sobre educação financeira desenvolvidos por especialistas no assunto. Vale lembrar que além de ganhar dinheiro é preciso aprender a usa-lo e administra-lo de forma correta.

 

9° passo para organizar as finanças pessoais; realize investimentos

Por fim, depois de realizar todos os passos que mencionamos acima, já será uma pessoa com as finanças organizadas e pode pensar em investir. Por isso não perca tempo, e determine um objetivo para realizar seus investimentos e ter controle financeiro pleno constantemente.

Considerações finais

Em conclusão, agora que já sabe todos os passos para organizar as suas finanças, não perca mais tempo. Então, inicie esse processo de organização financeira quanto antes para que consiga ter sua vida de finanças pessoais sempre muito bem organizada.

Veja também:

Quais São Os Fundos Imobiliários Mais Baratos Para Investir Em 2020

Publicado em: 27 de abril de 2020

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2020. Todos os direitos reservados.

Este Blog Utiliza o cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações