Inscrições ENEM 2023 -Edital, Regras e Tudo Sobre

Publicidade

Sobretudo, os estudantes que realizaram as inscrições do Enem em 2023 devem se preparar para o dia da aplicação da prova. Sendo assim, por meio do edital você vai ter acesso a todas as informações em relação a aplicação do exame. dessa forma, as inscrições do Enem 2023 estão disponíveis para o candidato pelos canais digitais do INEP.
Publicidade

Mas, para te ajudar a ficar por dentro de todos os principais detalhes sobre o edital e regras da aplicação da prova. No artigo a seguir iremos te mostrar tudo sobre o assunto, de acordo com o calendário e as regras para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio. Leia nosso post e saiba mais:

Inscrições ENEM 2023 -Edital, Regras e Tudo Sobre

Inscrições ENEM 2023 -Detalhes sobre:

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o Enem vai ser aplicado por meio de uma prova em dois dias diferentes. Dessa forma, os candidatos têm mais tempo para se preparar para o dia da aplicação do exame. Desse modo, os candidatos são cobrados sobre os respectivos assuntos:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias; 
  • Matemática e suas tecnologias; 
  • Ciências da natureza e suas tecnologias; 
  • Ciências humanas e suas tecnologias. 

Portanto, ao todo o exame conta com 180 questões fechadas. Ou seja, questões de múltipla escolha que devem ser marcadas de acordo com o enunciado. Porém, não se esqueça que também existe um tema sobre o qual o candidato que fez inscrições para participar do Enem 2023 deve realizar uma redação.

Vale lembrar que a redação deve ser feito dentro do caráter dissertativo-argumentativo como de costume no exame. Sobretudo, o Enem é constituído  por quatro provas objetivas e uma redação na língua portuguesa. Assim, cada uma das provas objetivas tem um total de 45 questões de múltipla escolha.

Afinal, quem pode participar do Enem? 

Basicamente, assim como qualquer outro exame, o Enem possui algumas regras que o candidato que tem interesse em realizar a prova deve cumprir para começar, caso você seja estudante nos dois primeiros anos do ensino médio, vai ter a chance de realizar o exame apenas na versão “treineiro”.

Publicidade

Ou seja, nessa versão o estudante não pode utilizar as notas para ingressar em universidades. Em geral trata-se de uma aplicação da prova apenas para que você teste os seus próprios conhecimentos. Veja seguir quem pode fazer parte das inscrições do Enem 2023:

  • Os alunos do ensino médio;
  • Quem já concluiu o ensino médio;
  • Pessoas de todas as idades;
  • Por fim, todas as pessoas que possuem ou não um curso superior.

Cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio:

Sem dúvidas, podemos afirmar que o cronograma do Enem 2023 é bem detalhado. Por isso, por meio dele você vai saber todas as datas e etapas do exame. Mas, existem algumas datas que precisa se atentar para não ficar fora do prazo. Veja seguir as datas mais importantes em relação a aplicação do Enem 2023:

  • Dia 30 de junho ao dia 14 de julho os estudantes devem fazer as inscrições do Enem 2023;
  • O pagamento da taxa de inscrição precisa ser feito até o dia 19 de julho de 2023;
  • Para fazer uma solicitação de atendimento especializado, vai ter que se atentar ao prazo de 30 de junho a 14 de julho;
  • Por fim, a aplicação da prova vai ocorrer nos dias 21 a 28 de novembro.

Inscrições ENEM 2023 -Edital, Regras e Tudo Sobre

Como fazer as inscrições do Enem 2023?

Os estudantes interessados em realizar o Enem precisam se atentar ao prazo para fazer as inscrições no ano de 2023. Isso porque, as inscrições ficam disponíveis por tempo limitado e a grande demanda de participantes deixa os portais com atendimento lento. Confira a seguir o guia de como fazer as inscrições do Enem 2023:

  • Primeiro, acesse ao site Gov.br;
  • Logo em seguida, você deve inserir o seu CPF no campo solicitado e prosseguir para próxima etapa;
  • Dessa forma, clique na opção “continuar“;
  • Inserir todos os dados pessoais que são solicitados na inscrição e finalizar o processo.

Não se esqueça de analisar bem todas as informações inseridas no seu formulário de inscrições do Enem 2023. Isso vai fazer com que você evite erros que podem te prejudicar. Vale lembrar que existem muitos alunos que tinham algumas informações na hora de realizar a inscrição e tem o Enem cancelado.

Dicas para tirar uma boa nota no Enem 2023:

Existem milhares de alunos que realizam a aplicação do Enem. Por isso, é muito importante se destacarem obter uma boa nota para conseguir ingressar na universidade de seu interesse. A seguir temos algumas dicas que podem te ajudar a obter uma boa nota. Confira:

  • Procure estudar vários métodos diversos por meio de livros, vídeos, áudios e até mesmo mapas mentais;
  • Elabore um cronograma de estudo estratégico. Dessa forma você pode estudar um pouco esforço e obter bons resultados;
  • Faça download das provas e gabaritos de versões anteriores do Enem. Dessa maneira pode se habituar com a prova e conhecer melhor a aplicação do exame;
  • Realize pelo menos 2 redações ao longo de uma semana. Dessa forma você pode aprimorar a suas palavras, pensamentos, escrita e obter sucesso em sua redação.


Por fim, agora que você já está por dentro de tudo sobre as inscrições e outros detalhes sobre a aplicação do Enem 2023. Basta usar as nossas dicas e informações ao seu favor para que você faça uma boa prova. Não se esqueça que sem persistência é impossível obter sucesso. Dessa forma, nossa dica é que você se prepare pelo menos 6 meses antes da aplicação do Enem 2023. Espero ter te ajudado e desejo que tenha uma boa sorte.

Data: 14/10/2022
Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados