SÁBADO, 04 DE ABRIL DE 2020

Veja Como Sacar O PIS/PASEP Inativos - Saiba Tudo

Publicado em: 14 de janeiro de 2020

Publicidade

De acordo com uma pesquisa, os valores de contas inativas do PIS/PASEP ao serem resgatados podem fazer uma injeção de mais de 40 bilhões de reais na economia do Brasil. Dessa forma, segundo a agência do Brasil, qualquer pessoal que tenha título de conta PIS ou PASEP, pode receber a quantia até determinado período de liberação pelo Governo Federal. Assim, com essa previsão o MPDG, conseguiu aprovação do Senado Federa. Onde mais notícias sobre o assunto podem ser divulgadas até maio. Contudo, algumas revisões ainda devem ser feitas com o atual presidente da república para que tenhamos uma previsão efetiva. Veja neste artigo como sacar PIS/PASEP inativos.


Publicidade

PIS/PASEP inativos

De modo geral, são quase 5 bilhões de reais que vão ser recuperados pelos cotistas, e mais de 30 bilhões de reais que vão ficar a disposição dos beneficiários. Dessa forma eles poderão ter atendimento tanto no Banco do Brasil quanto nas agências da Caixa Econômica Federal do Brasil, ambos podem ser encontrados com facilidade em todo território brasileiro. Além disso, o Governo Federal do Brasil, espera que o resgate de contas PIS/PASEP inatives cheguem para mais de 28 milhões de trabalhares brasileiros. Contudo, apenas cerca de 4 milhões de trabalhadores dessa mesma quantia iniciariam seus saques dos valores devidamente corretos.

Vale lembrar que a liberação desses valores inativos pode melhorar a atual situação econômica. Afinal o país a alguns anos vem passando por um trajeto de crise, onde diversos setores econômicos foram afetados, gerando um alto índice de desemprego em todo Brasil.

Qual a relevância do resgate do PIS/PASEP inativos? 

Ainda na criação do fundo PIS/PASEP, no início da década de 1970, a retirada dos valores desse fundo só poderia acontecer caso o trabalhares alcançasse a idade de 70 anos. Além disso, poderia ter acesso em casal de aposentaria ou se sofresse um acidente ou enfermidade grave que gerasse invalidez do corpo. Mas em meados de 2017, o Governo Federal do Brasil, fez um encaminhamento ao Congresso, de duas determinações. Sendo assim, eles tinham como objetivo diminuir a faixa etária para possiblidade de saque, sem modificar outros detalhes de acessos ao fundo beneficiário.

Por isso, com a aprovação dessas regras mais recentes enviadas ao Congresso. Os cotistas de todas as idades ou até mesmo herdeiros vão poder ter acesso a quantia referente ao PIS/PASEP. Que até então se encontravam inativas. Então, a liberação desses valores é considerada como grande importância para os trabalhares. Que muitas vezes faleciam ser poder ter acesso aos valores desse benefício.

Quais trabalhadores têm direito ao PIS/PASEP inativos? 

A liberação desse benefício vai ser exclusivamente para os trabalhares que atuaram de carteira assinada antes do ano de 1988 que a Constituição Federal acontecesse de fato. Assim os trabalhares que contribuíram após a data de 04/10/1988, não podem solicitar saque do dinheiro. Isso porque essa constituição que entrou em vigor, designou as contribuições desse fundo para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhar). Além disso, o mesmo foi responsável pelos pagamentos de seguros-desemprego, abono salarial, e Banco BNDES.

Saque dos valores que estavam inativos

Existe um calendário para que os saques sejam realizados. Mas os beneficiários com conta no Banco de Brasil e Caixa Econômica Federal, recebem seus depósitos automaticamente. Entretanto os outros trabalhadores, vão precisar realizar os saques diretamente nas agências de uma dessas instituições financeiras. Já que não possuem conta em nenhuma delas.

Publicidade

Considerações Finais 

A liberação das quantias do PIS/PASEP que estão inativas, promete ser uma mão na roda para diversos brasileiros. Além de potencializar a economia do Brasil. Portanto, não perca tempo e saiba se tem direito ou não ao benefício. Vale lembrar que é muito importante ficar atento ao calendário de saques para não perder os prazos determinados pelo Governo Federal.

Veja também:

Veja Como Realizar Consultas do Valor do PIS Online

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2020. Todos os direitos reservados.