QUINTA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO DE 2020

Conheça Algumas Dicas Para Dormir Bem Durante A Gravidez

Publicidade

Todas as futuras mamães sofrem o grande desafio de ter uma noite de sono bem, afinal o período de gestação faz com que elas sintam alguns desconfortos na hora de dormir. Afinal a barriga logo pesa e cresce, surgem as dores nas pernas e costas com o bebê se mexendo. Assim, conseguir ter uma noite de sono boa é algo bem complicado, ainda mais que as crianças decidem se mexer ainda mais nesse horário de descanso das mamães. Neste artigo separamos diversas informações para que conheça algumas dicas para dormir durante a gravidez.

  • Determinar uma rotina de nível regular

Em grande maioria das vezes uma noite de sono boa, não passa de uma simples hábitos regulares, que também podem ser aplicando durante o período de gestação. Sendo assim o mais indicado é que seja determinado uma rotina de nível regular sobre o descanso. Assim preparando o corpo da mãe e do bebê para que possam ter uma noite agradável de sono, ou seja, a mãe precisa ir desacelerando o corpo.

Por exemplo, quando se aproximar o horário de dormir, a mamãe deve tomar um banho morno, tentar se vestir com roupas que sejam confortáveis para que o corpo comece a relaxar. Contudo existem alguns detalhes que podem ser benéficos, como deitar e acordar na mesma hora até que isso se torne um hábito. Isso porque quando nos deitamos e levantamos no mesmo horário nosso corpo tem uma noite de sono mais revigorantes, proporcionando ao corpo um descanso ainda maior.

Publicidade

Técnicas de relaxamento

Uma outra orientação que pode ser de grande ajuda para dormir bem durante a gravidez é tentar praticar algumas técnicas distintas de relaxamento. Ou seja, se alongar, ajuda a eliminar dores, aliviar tensões, e faz com que pernas e costas recebam um grande alivio. Mas também existe a meditação que pode ajudar a relaxar a mente, e fazer com que seu corpo tenha um relaxamento ainda maior ajudando na noite de sono.

Contudo as técnicas para relaxar são muitas, como respiração, auto-massagem entre outras, que são capazes de relaxar o corpo, mente e até mesmo eliminar a ansiedade. Então, todas essas técnicas podem ajudar a proporcionar uma noite de sono mais agradável com uma qualidade bem maior.

Não usar smartphones antes de dormir

De acordo com alguns estudos, é basicamente impossível conseguir relaxar o corpo caso o cérebro esteja recebendo alguns estímulos, como TV, smartphones, tablets e computadores. Além disso muitos desses aparelhos podem afetar o bebê fazendo com que fique muito agitado, dificultando ainda mais o sono. Sendo assim, o mais orientado as mamães é que deixe de usar esses aparelhos antes de dormir. Ou seja, que eles sejam eliminados do seu quarto, para que consiga ter maior descanso durante a sua noite de sono.

Não faça refeições muito pesadas

É muito importante que as gestantes evitem fazer refeições muito pesadas antes da hora de dormir. Isso porque quando ingerimos alimentos pesados antes de dormir, podemos ficar enjoados, e dificulta nosso sono, e isso duplica os sintomas nas gestantes. Sendo assim nosso corpo acaba ficando com mudanças nos níveis de glicemia, fazendo com que a comida seja digerida com mais dificuldade. Além disso esses sintomas podem ser ainda mais prejudiciais para as gestantes, fazendo com que sua noite de sono seja um grande tormento.

Contudo existem alguns alimentos específicos que podem ser responsáveis em fazer a criança mexer de forma excessiva, o que prejudica a gestante a dormir. Sendo assim nossa dica é que as gestantes façam apenas lanches leves antes de se deitarem, mas que nunca fiquem sem comer. Afinal quando dormem sem ingerir nenhum alimento, podem ficar com náuseas e ter o sono atrapalhado da mesma maneira.

Não beber muita água antes de se deitar para dormir

Claramente que as gestantes devem se hidratar bastante durante toda a gravidez. Por isso as idas ao banheiro ao longo do dia costumam aumentar ainda mais. Afinal a quantidade de líquidos na bexiga é maiores e deve ser eliminado sem hesitação para não prejudicar as gestantes. Sendo assim quando se toma muita água antes de se deitar para dormir. A mulher terá que se levantar constantemente durante a noite para ir ao banheiro. Fazendo com que não descanse de forma adequada.

Dessa forma nossa dica é que tente regular a quantidade de água que consoe antes de dormir. Assim quando se deitar não vai precisar ir ao banheiro durante a noite de sono. Então a noite de sono será prolongada e o descanso será consideravelmente maior.

Saiba quais são as melhores posições para se dormir grávida

Certamente todas as grávidas possuem uma grande dificuldade de achar a melhor posição para ter uma noite de sono agradável. Assim as mulheres que costumam dormir de bruços podem até conseguir ter uma noite de sono nos primeiros meses. Mas isso pode se tonar uma grande dificuldade ao passar dos meses. Contudo isso é apenas um exemplo. Pois o mesmo acontece com as gestantes que dormem de barriga para cima.

De modo geral podemos afirmar que a melhor maneira de dormir quando se está grávida. Desde os primeiros meses até os últimos são a virada sobre o lado esquerdo. Isso porque essa posição ajuda a transportar melhor todos os nutrientes necessários para o bebê durante a noite de sono da mamãe. Afinal eles ficam mais calmos e proporcionar um conforto maior. Independente do tamanho que a barriga esteja, essa é melhor alternativa.

Publicidade

Auxilio de travesseiros

Quando os meses da gestação forem evoluindo. As gestantes podem usar os travesseiros como auxilio para ter um maior conforto na hora de dormir. Então, o uso deles são liberados para que consiga ficar confortável. Independente da quantidade ou forma, podem ser usados para te deixar melhor na hora de dormir. Mas orientamos que use um para abraçar, um na parte das costas, e outro para usar entre as pernas. De modo geral podemos afirmar que quanto mais confortáveis maior será a qualidade de sono da gestante na hora de dormir.

Em alguns casos, quando a mulher está mais próxima do fim da gravidez, o uso dos travesseiros passa a ser indispensável. Afinal eles vão formar uma pilha de travesseiros para que a gestante consiga dormir razoavelmente sentada. De acordo com alguns estudos com gestantes essa posição é uma das melhores para conseguir dormir melhor do que em outras posições.

Descansar durante o dia

Segundo especialistas quanto mais a gestante estiver cansada, ao chegar à noite. Menor será as chances de conseguir repor seu sono. Assim podemos afirmar que as gravidas comumente fiquem com dores nos pés, costas e pernas. Além de enjoos e várias indisposições durante o dia. Dessa maneira, passar o dia sem nenhum descanso, faz com que pague a conta na hora de dormir a noite.

Sendo assim, o mais indicado é que a gestantes descanse algumas horas durante o dia, assim que puder. Por exemplo, coloque os pés para cima durante uns 30 minutos e cochile um pouco para ter um descanso durante o dia. Ou seja, é uma forma de repor as energias de rapidamente durante o dia. Ainda que seja um pequeno descanso, isso sem duvidas vai proporcionar um descanso ainda maior.

Considerações finais

Para as mulheres gestantes, a hora de dormir acaba muitas vezes se tornando algo de desafio e frustração. Isso porque são invadidas de incomodados no corpo. Que atrapalham a repor as energias com na hora de dormir. Sendo assim com nossas dicas, será possível ter uma qualidade de descanso maior. Ajudando a ter um bom descanso e ter um bem-estar maior na gestação de um bebê.

Veja também:

Causas e Tratamentos Para Varizes Durante a Gravidez

Publicado em: 8 de janeiro de 2020

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2020. Todos os direitos reservados.

Este Blog Utiliza o cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações