Atualmente mais de 40% das pessoas possuem o nome negativo. Com esse cenário é evidente que é necessário criar mecanismos que atendam essa porcentagem. Pensando nisso a Caixa Econômica pretende atender essa demanda, facilitando que os consumidores negativados tenham acesso ao credito, sem precisar consulta ao SPC ou SERASA, por ser uma instituição pública a Caixa corre um risco menor do que as demais, e assim facilita a aprovação. Porém, para a Caixa ter uma margens de segurança, ela desenvolveu duas modalidades: Penhor e Garantia do FGTS.
É uma modalidade antiga á qual você leva um bem para penhorar em troca do valor que você precisa. Portanto é feito uma avaliação do seu bem, e a Caixa pode liberar até 100% do valor. Os bens penhorados podem ser, ouro de 12 quilates no mínimo, joias, relógios metais nobres e outras coisas de valor.
Essa modalidade surgiu em setembro do ano passado e contempla aposentados, pensionistas e trabalhadores que possuem carteira assinada. Como esse é o seu dinheiro que está em uma conta da caixa, a aprovação fica mais fácil, e assim ele serve como garantia. Caso você não pague as parcelas o banco já faz o desconto automaticamente.
Isso acontece através de um contrato que o banco fará com você, indicando que será descontado 10% da sua conta do FGTS, caso você seja demitido esse valor aumenta para 40%. Ou seja, até 50% do seu FGTS, pode ser emprestado para você sem precisar consultar o SPC/SERASA.
Lembrando que o pagamento em dia das parcelas é muito importante, porque nunca se sabe quando será preciso usar o FGTS.
Caso você não consiga empréstimo na Caixa, indicamos o Fintech Bom para Credito. Caso você tenha a oportunidade de contratar uma dessas modalidades é possível que você consiga. O risco para a Caixa é quase inexistente, o que torna mais fácil a aprovação.
Porém o melhor a se fazer e tentar quitar suas dívidas antes de fazer outras, isso impede que as coisa saiam do seu controle. Acesse o site oficial da Caixa e saiba mais.