PIS | Calendário de Pagamento e como Receber o Abono Salarial!

Publicidade

Basicamente, todo o trabalhador que prestou pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano passado tem direito a receber o abono salarial do PIS. Vale deixar claro que trata-se de uma espécie de um décimo quarto salário pago para os trabalhadores de empresas privadas que trabalharam pelo menos um mês no ano base.

Publicidade

Nesse sentido, saiba que o calendário de pagamento do PIS 2023 já está liberado a todos os beneficiários. Quer saber se tem direito ao abono salarial? Então, leia nosso post e saiba mais sobre as datas para pagamento:

PIS

Afinal, o que é o PIS?

No geral, o PIS (Programa de Integração Social), trata-se de um benefício trabalhista criado pelo Governo Federal do Brasil. Embora pouca gente saiba, o abono salarial do Programa de Integração Social está disponível para transferência de renda desde o ano de 1970. Sendo assim, os trabalhadores tem direito a receber um salário extra ao prestar 12 meses de serviço no ano base de avaliação.

Publicidade

Mas, existem algumas regras para que possa receber os valores do PIS. Por exemplo, os trabalhadores para receberem os valores devem ganhar no máximo dois salários mínimos por ano. O valor é proporcional ao tempo de serviço prestado. Mas, para que possa receber o pagamento deve ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano de avaliação.

Quais as vantagens do PIS (Programa de Integração Social)?

  • Ao cumprir todas as regras, o trabalhador pode receber o PIS todos os anos; 
  • Muita praticidade e comodidade para receber o seguro;
  • Possibilidade de sacar os valores do PIS por meio do app Caixa Tem; 
  • Direito garantido pela Lei a milhares de trabalhadores. 

Requisitos para receber o seguro:

Saiba que para receber os valores anuais, o trabalhador deve estar cadastrado há pelo menos cinco anos no sistema do Governo Federal junto ao PIS. Além disso, por se tratar de um valor pago de modo proporcional, deve ter prestado serviço de carteira assinada por pelo menos 30 dias. Caso tenha trabalhado de carteira assinada por todos os 12 meses, vai  receber a parcela integral do PIS que corresponde a um salário mínimo vigente.

Vale deixar claro que se quiser pode fazer uma consulta do seu extrato junto ao PIX. Todo o processo de consulta pode ser feito com facilidade de modo totalmente digital. Para isso, vai precisar apenas entrar no site ou app da Caixa (Android e iOS), inserir seu CPF e fazer login para consulta do extrato. Se tiver valores disponíveis a retirada pode ser feita também com muita facilidade.

Calendário de Pagamento do PIS 2023:

PIS

Agora que já está por dentro sobre o calendário de pagamento do PIS 2023 e como pode receber os valores. Basta fazer a sua consulta online e solicitar o saque do seu abono salarial por meio da sua conta poupança social digital do Caixa Tem. Dessa forma, pode receber todos os valores em sua conta rapidamente e sem que precise lidar com burocracia. Espero que nosso guia tenha lhe ajudado a se esclarecer, desejamos uma boa sorte e até mais!

Data: 30/06/2023
Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados