SEXTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2020

Saiba Como Envelhecer Possuindo Qualidade De Vida

Publicidade

Segundo a ONU, a comemoração do dia Internacional do idoso que é celebrado no dia 1º de outubro é uma das maiores oportunidades para que todos se lembrem que a velhice chega. Então com a velhice as novas dificuldades também surgem de forma gradual. Mas segundo alguns especialistas existe uma grande possibilidade de conseguir envelhecer possuindo qualidade de vida. Veja neste artigo todas as informações sobre o assunto.

De acordo com um médico da SBGG, a qualidade de vida é algo que pode ser considerado subjetivo. Ou seja, que depende da percepção de cada indivíduo sobre as percepções de felicidade na vida. De modo geral, a qualidade de vida mesmo sendo velho está ligado a ter uma vida mais ativa. Sendo assim buscar por manter uma vida com hábitos saudáveis. Como exercícios físicos, manter a mente ativa e realizar alimentação saudável.

Entretanto existe um outro fator que pode possuir ligação com a qualidade de vida quando se chega a terceira idade. Sendo assim uma delas as relações sociais, que é a base de relações com família, amigos e colegas.

Saiba Como Envelhecer Possuindo Qualidade de Vida

Papel da família na qualidade de vida na terceira idade

A família possui um papel com grande relevância quando o assunto é qualidade de vida na velhice. Assim o papel deles são tão importantes que está previsto até mesmo nas leis do país. Afinal segundo a lei a família não possui apenas papel de relevância, mas também obrigação com os idosos. Além disso o Estatuto dos Idosos respalda todo esse papel familiar.

Publicidade

Desse modo o estatuto determina que a família esteja envolvida com os cuidados designados ao membro da família na terceira idade. Além disso devem proteger os idosos. De modo que respeite seus limites e autonomia para que possam cercear seus próprios desejos e liberdades.

Vale lembrar que o próprio ambiente familiar é um dos que mais possuem registros com violações sobre direitos de uma pessoa na terceira idade. Sendo assim um dos grandes fatores que provocam algumas enfermidades, internamentos prolongados, demência, e violência doméstica. Também existem diversas formas de maus tratos e abandono nos ambientes familiares.

Por isso a família do idoso possui a obrigação, junto a comunidade, sociedade e poder publico em garantir ao idoso prioridade. Mas também devem garantir o direito a saúde, alimentação, cultura, educação, trabalho, cidadania, lazer, esporte, dignidade, respeito em convivências tanto comunitárias quanto familiares. Dessa forma os direitos do idoso ainda podem também ser associados ao MMFDH.

Papel da Sociedade junto aos idosos

Conforme a idade avança, podemos afirmar que precisamos de mias cuidados especiais em nossa saúde. Então ter o apoio da família é uma peça fundamental, mas também é necessário possuir o apoio da sociedade. Afinal ela precisa estar atenta a todas as mudanças que acontecem aos idosos ao decorrer dos anos.

Muitas pessoas ainda imaginam que o em seu futuro, as concentrações da família sejam menores. Sendo assim será necessário encontrar alguns meios para construir uma sociedade que consiga exercer funções e serviços de cuidados designados aos idosos. Até porque a qualidade de vida dos idosos ainda depende muito de questões de infraestrutura e relações que são exercidas aos idosos. Sendo oferecida não apenas ao idoso como consumidor mais como um colaborador da sociedade com grande potencial.

Aliás, alguns bancos, transportes, lojas e outros serviços que são oferecidos a sociedade precisam buscar forma de inclusão a idoso. Sendo assim, formas de visar eles não apenas como consumidor mais como uma força de trabalho para todos.

Papel das Políticas Públicas junto aos idosos

Grande parte das pessoas não imaginam que ficar atento, as relações publicas pode ajudar na melhoria da qualidade de vida aos idosos. Mas segundo o MMFDH, para se ter um envelhecimento saudável e ativo, é necessário ter a proteção dos diretos sociais junto as políticas públicas. Sendo assim os idosos devem ter ajuda dos municípios, governo e de todo país para projetos de inclusão, incluindo tecnologia. Então as políticas públicas tem a função de promover a inclusão do idosos a tecnologia, saúde, educação, mobilidade, autonomia e assim por diante.

Por isso atualmente existem mais de cem programas com diversos municípios que visam ajudar os idosos e proporcionar uma melhor qualidade de vida em todos os âmbitos.

Papel da saúde junto aos idosos

Em ação conjunta as políticas públicas, o Ministério da Educação, oferece atendimentos a saúde para os idosos de forma gratuita e prioritária. Dessa maneira existem as cadernetas dos idosos que os ajudam na identificação e acesso aos mais diversos tipos de serviços e atendimentos na área da saúde brasileira. É uma forma preventiva para que todos os idosos consigam ter acesso aos serviços da saúde em casos de doenças e problemas com seu bem-estar. Sendo um direito garantido pelas leis brasileiras ter esse acesso facilitado.

Acidentes aos idosos

Segundo uma pesquisa realizada, uma das principais causas de mortes por parte dos idosos é por meio de acidentes. Isso acontece, por meio de atropelamentos, quedas, lesões e fraturas, que acontece em grandes partes por isolamento social por parte de terceiros.

Na maioria das vezes esses acidentes costumam acontecer na própria residência, por falta de adaptação com o ambiente. Além disso, existem vários obstáculos, falta de apoio, e alguns perigos constantes que proporcionam ainda mais os acidentes.

Publicidade

Por fim, visando aumentar a prevenção de acidentes que podem gerar fraturas, ou até mesmo a morte. O Ministério da Educação do Brasil disponibiliza uma serie de dicas que podem ajudar os idosos a não sofrerem com acidentes domésticos.

Conclusão

Um dos grandes fatores para envelhecer possuindo qualidade de vida, é entender que existem diversos deveres e direitos que ajudam os idosos. Por isso é necessário saber que os direitos dos idosos permitam que mesmo na velhice tenham apoio familiar, social e das leis do país. Além disso para se obter um envelhecimento com maior qualidade, não se esqueça que é viável realizar atividades físicas. De modo que o corpo e a saúde não desenvolvam tantas limitações ao chegar na terceira idade. Assim, munido com todas essas informações é bem mais fácil saber como envelhecer com maior qualidade de vida.

Veja também:

Como Retardar o Envelhecimento Praticando Exercícios Físicos

Publicado em: 18 de dezembro de 2019

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2020. Todos os direitos reservados.

Este Blog Utiliza o cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações