TERÇA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2020

Alguns Fatos Sobre O Aumento De Peso Durante A Gravidez

Publicidade

Basicamente todas as gestantes esperando pelo aumento de peso, o que é considerado normal durante esse processo. Afinal, essa são apenas uma das diversas mudanças que o corpo da mulher sofre durante uma gestação, e o ganho de peso ao passar dos meses apenas mostra o desenvolvimento do bebê. Contudo muitas mulheres que desejam engravidar temem sobre o aumento de peso nesse período. Sendo assim preparamos neste artigo diversas informações para que descubra alguns fatos sobre o aumento de peso durante a gravidez.

Ganha de peso de acordo com os meses de gestação

As futuras mamães devem saber que a ganha de peso é algo considerado normal durante e gestação, de acordo com os médicos especialistas, o ideal é ganhar cerca de 1kg por mês de gestação. Além disso é importante deixar claro que o ganho de peso é algo fundamental para o desenvolvimento do feto. Contudo como já informamos o limite é de 1kg por mês de gestação, os ganhos de peso extremos podem acabar gerando algumas complicações para a gestação. Porém como cada mulher possui um organismo diferente, os ganhos de peso podem ser maiores ou menores, por isso o acompanhamento de um médico é fundamental.

Gestantes acima do peso não devem fazer dietas

Grande parte das gestantes que estão com problemas com a balança, devido o peso, optam em fazer dietas. Entretanto o que muitas delas não sabem é que essa atitude pode acabar gerando várias consequências tanto para o feto quanto para o próprio organismo da mulher. De acordo com médicos especialistas, essa atitude é totalmente contraindicada para saúde de da mulher e do bebê que está á caminho.

Publicidade

Isso porque o período da gestação é a fase em que a mulher, não pode passar por nenhum tipo de privação de alimentos. E geralmente as dietas proporcionam a restrição de uma série de alimentos consumidos regularmente. Sendo assim as gestantes que acabam fazendo esse tipo de dieta, podem colocar até mesmo a vida de seu bebê em risco, já que vai privar ele de diversos nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. Dessa forma, as gestantes que desejarem controlar o peso durante a gestação, devem buscar um acompanhamento com nutricionista, para que não coloque sua gestação em risco.

O que gera o aumento de peso durante a gestação?

Muitas pessoas não sabem, mas o aumento de peso na gestação, tem vários outros fatores além do acumulo de gordura no corpo. Afinal durante esse período existem diversas mudanças no organismo feminino que podem influenciar no ganho de peso. Primeiramente o próprio bebê pode chegar a pesar mais de três quilos no fim da gestação. Sendo ele um dos principais responsáveis pelo aumento de peso. Também existem outros fatores como a placenta que pode chegar a pesar cerca de 700 gramas até o fim de uma gestação saudável.

Além disso muitas mulheres costumam ganhar alguns músculos para que o corpo consiga sustentar o peso do feto. Dessa forma quase 1kg de massa muscular pode ser desenvolvida durante o período de gestação. Assim como o aumento dos seis, devido ao desenvolvimento das glândulas mamarias, que podem chegar a fazer aumentar cerca de mais de 400 gramas até o encerramento da gestação. Ao mesmo tempo, a mulher pode chegar a ganhar cerca de dois quilos apenas de líquido amniótico, responsável por envolver o bebê na barriga.

Bem como durante a gestação, o volume de sangue do corpo da mulher aumenta bastante. Podendo chegar a cerca de mais de 1,5 litros de volume no sistema sanguíneo da gestante. Por fim, o ganho de gordura corporal acaba sendo algo inevitável. Dessa maneira a gestante pode acabar ganhando cerca de mais de 4kg de gordura no organismo.

Ganho de peso saudável durante a gestação

Existe muitas mulheres que não sabem ao certo qual volume ideal de ganho de peso até que chegue o período final da gestação. De modo que nem a saúde do bebê nem da mulher seja colocada em risco. De acordo com médicos especialistas em nutrição de gestantes. É considerado normal o ganho de peso de 8 a 12 kg até o fim de uma gestação. Além disso muitos recomendam essa quantidade de ganho de peso para gestantes. Isso porque esses quilos a mais podem ajudar melhor o corpo da mulher a se preparar para o nascimento do bebê. Fornecendo uma segurança ainda maior para ambos no parto.

Contudo as gestantes que obtiverem ganhos de peso acima de 12 kg. Devem ser acompanhados por especialistas para que possam ser evitados diversos tipos de riscos tanto para a criança. Quanto para a gestante. Também devem ser acompanhados por especialistas as gestantes que não obtiverem ganhos acima de 8kg. Pois podem colocar em risco a vida do bebê e até mesmo da mulher.

Por fim devemos deixar claro que o ganho de gordura é essencial e obrigatório para todas as mulheres no período de gestação. Isso porque é por meio da alimentação que o bebê vai se desenvolver. Dessa forma, é função da gestante ganhar peso de modo natural para que seu filho possa se desenvolver adequadamente. Vale lembrar que quando a gestante não ganha a quantidade de peso ideal. Corre risco de seu bebê nascer prematuro e com algumas deficiências de formação no organismo.

Mulheres de sobrepeso tem filhos mais grandes e pesados?

É um dos maiores mitos no meio das gestantes, de que as mulheres de sobrepeso geram filhos mais grandes e pesados. Mas a grande verdade é que o ganho de peso da mãe não resulta diretamente no desenvolvimento do feto. De modo geral, a mulher ter mais peso não significa ter uma criança maior. Existem uma serie de fatores que fazem o desenvolvimento do feto acontecer além do aumento de peso em si.

Publicidade

Considerações finais

Todas as gestantes ainda que não queiram, vão passar pelo ganho de peso durante a gestação. Em conclusão, é muito importante que as gestantes procurem ganhar peso durante os meses da gestação com o acompanhamento de um médico especialista. Para que a saúde não seja colocada em risco.

Veja também:

Conheça Algumas Dicas Para Dormir Bem Durante a Gravidez

Publicado em: 8 de janeiro de 2020

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2020. Todos os direitos reservados.

Este Blog Utiliza o cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações