Antes de mais nada, vale deixar claro que uma gravidez pode causar uma série de mudanças no corpo da mulher. Nesse sentido, grande parte dessas mudanças podem ser percebidas logo no início da gravidez. Por isso, é essencial estar atento aos possíveis sinais que podem surgir para indicar que está a espera de um bebê. Vale deixar claro que nem todas as mulheres apresentam os mesmos sinais de gravidez quando estão a espera de um bebê.
Dessa forma, sempre indicamos que faça uma exame clínico para confirmar as suspeitas e saber se de fato está a espera de um filho (a). De qualquer forma, para te ajudar a tirar as suas dúvidas, no post a seguir reunimos os principais sinais de gravidez que podem surgir. Assim, pode esclarecer as suas dúvidas e até mesmo comprovar se está realmente grávida. Leia até o final e saiba tudo sobre o assunto:
Basicamente, de acordo com médicos especialistas, quando se trata de uma gestação todos os sinais e eventos que podem surgir são inespecíficos. Ou seja, eles podem se manifestar em uma pequena intensidade ou podem até mesmo ser facilmente confundidos com outras situações clínicas. Existem sinais bastante conhecidos por todos que podem indicar que uma mulher está grávida. Por exemplo, atraso menstrual, enjoos, náuseas, sensação e de inchaço e muito mais.
Contudo, assim como falamos antes, trata-se de sinais que também podem ser confundidos com outras condições e nem sempre podem de fato confirmar que uma mulher está grávida. Além disso, existem mulheres que podem apresentar sinais de gestação desde a primeira semana, quando o óvulo ainda está sendo fertilizado e o embrião implantado na parede uterina. Contudo, outras mulheres podem apresentar sinais de uma gravidez depois de meses, sem que tenha sentido qualquer sintoma aparente.
No geral, existem alguns primeiros sinais aparentes para indicar uma gravidez logo no início. Sem dúvidas, não podemos deixar de mencionar que o atraso menstrual é o primeiro sinal que pode indicar que uma mulher está grávida, embora não seja algo generalizado, já que cada mulher possui um organismo diferente. Portanto, a seguir reunimos uma lista de sinais que podem surgir logo na primeira semana de gestação de uma mulher e podem servir de alerta. Confira:
Vale deixar claro que nem todas as mulheres apresentam os mesmos sinais de gravidez. Além disso, estar com um dos sinais de nossa lista acima não significa que realmente está a espera de uma filho (a).
Sobretudo, o útero é o principal órgão de corpo feminino e passa por diversos tipos de mudanças ao longo de uma gestação. De acordo com médicos especialistas, o útero pode obter uma expansão de até 500 vezes mais do que seu tamanho normal.