Que tal comprar uma casa com a ajuda do Governo Federal? Mesmo que muita gente não saiba, por meio do programa Minha Casa Minha Vida é possível que você consiga essa ajuda para comprar sua casa própria. Vale lembra, que este benefício do governo federal já se encontra disponível desde 2009. Onde sua principal intenção é ajudar pessoas e famílias de baixa renda na compra de sua casa ou apartamento.
Contudo, o Governo garante um subsídio, juros menores e maiores prazos na compra de seu primeiro imóvel. Tudo isso, apenas através do programa Minha Casa Minha Vida. A nossa intenção com este post e te ajudar a conseguir se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida, para que assim, consiga comprar sua primeira residência com mais facilidade.
Além disso, o MCMV já entregou mais de 4 milhões de empresas em todo país. De modo geral, o programa permite que as famílias de baixa renda tenham condições facilitadas para realizar o sonho de comprar a casa própria. Dessa forma o governo garante que você tem acesso a um subsídio, juros baixos, prazos mais flexíveis e várias outras condições especiais de acordo com as finanças de cada família.
No entanto, vale ressaltar que o programa Minha Casa Minha Vida foi substituído pelo programa Casa Verde Amarela. Porém, no artigo a seguir iremos te mostrar como pode se inscrever para obter o seu subsídio e realizar o sonho de comprar a sua casa própria. Leia até o final e saiba mais:
Antes de mais nada, é importante deixar claro que as regras do programa são para mais de 2 mil unidades de moradia já contratadas. Sendo assim, elas tem como objetivo integrar cerca de mais de 285,66 imóveis que já tem o programa MCMV. No entanto, não existe mais o Sistema Nacional de Cadastro Nacional de Habitação.
Por exemplo, as famílias devem ter renda mensal de R$ 1800, dentro do valor não existe renda de auxílio doença, Auxílio Brasil, seguro desemprego e outros benefícios. Saiba ainda que quem recebe benefícios do setor imobiliário do FGTS, FAR ou FDS não se enquadram nas condições para fazer parte do MCMV.
De modo geral, existem alguns critérios que são exigidos para que você faça parte do programa. Isso porque, anteriormente, todo o controle era realizado apenas pelos municípios. Mas, hoje em dia o processo se baseia por meio de um novo sistema da União. Assim, cada membro da família é registrado e os dados são levados em conta, bem como as características da residência atual.
Então, a partir desse banco de dados, as famílias podem ser incluídas no programa Minha Casa Minha Vida. se você quer fazer parte do MCMV vai ter que estar inscrita no Cadastro Único. Afinal, apenas estando no banco de dados que você tem acesso a programas sociais do Governo. Existem ainda outros critérios que devem ser cumpridos para ter acesso ao programa. veja seguir as opções para que têm acesso ao MCMV:
Vale deixar claro que você não precisa atender a todas as regras citadas acima para ingressar no programa. Basta fazer parte de um dos grupos que são considerados com o público alvo para serem atendidos no MCMV.
Sem dúvidas, existem vários tipos de vantagens que as famílias que ingressam no programa Minha Casa Minha Vida podem ter acesso. Para começar, a grande facilidade de realizar o sonho de comprar imóveis em áreas urbanas e rurais. As condições são variadas para atender o perfil de cada uma das famílias de acordo com a renda mensal familiar.
O MCMV ainda oferece subsídios bastante atrativos, uma das menores taxas de juros de todo o Brasil e ainda prazos de pagamento mais extensos. Assim, as famílias podem relaxar e fazer pagamentos que não deixem as finanças no vermelho.
Antes de mais nada, não se esqueça de confirmar para saber se a sua renda se enquadra nos critérios exigidos para fazer parte do programa. Isso porque, existem faixas salariais para que faça parte do MCMV. Veja a seguir o teto de limite salarial para cada família:
Então, se deseja fazer a sua inscrição no MCMV vai precisar antes analisar a sua renda para saber se está dentro dos critérios exigidos pelo programa. Afinal, apenas a partir de sua renda familiar é que vai ter o financiamento estabelecido para o seu perfil.
Hoje em dia, os consultores e agentes imobiliários podem ajudar as famílias para que simulem financiamentos com as condições do Minha Casa Minha Vida. Contudo, saiba que as famílias que se enquadram na faixa 1 devem fazer uma mensalidade junto a prefeitura.
Agora, as demais famílias com renda superior, não vão precisar realizar esse processo. Ou seja, vão ter apenas que procurar um construtor para ter acesso ao subsídio e outras informações.
Se está com renda que permite fazer parte do MCMV, agora chegou a hora de avaliar se atende a todos os critérios para fazer parte do programa. Veja a seguir quais são:
De modo geral, existem alguns fatores que os interessados em financiar uma casa pelo MCMV precisam se atentar. Além disso, trata-se de algo relevantes tanto para o candidato tanto para o imóvel que o mesmo deseja comprar. Isso porque, vai ter que ver o limite máximo de valores que pode financiar dentro do programa.
Isso porque, elas podem variar de acordo com alguns fatores. Por exemplo, o local e a cidade onde deseja comprar o imóvel. Então, indicamos que faça uma pesquisa de limite de acordo com a região que mora. Saiba ainda que os funcionários da Caixa, não podem fazer parte desse tipo de programa social.
Sem dúvidas, existem vários tipos de documentos que vai ter que entregar para financiar no Minha Casa Minha Vida. Então, a seguir separamos uma lista dos principais documentos solicitados para realizar esse processo:
Se você atende todos os critérios e possui todos os documentos para realizar a sua inscrição no programa. Chegou a hora de realizar todo processo. Dessa forma, se você tem renda de até R$1800 por mês, vai precisar ir até a prefeitura do município onde mora onde em uma unidade do Segredos Habitacionais.
Por fim, agora que já pode tirar as suas dúvidas sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Não deixe de usar nossas dicas a seu favor para que realize o sonho de comprar a sua casa. Espero ter te ajudado, até a próxima!