SEXTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2021

Cadastro Único (CadÚnico) - Confira Tudo Que Precisa Saber

Publicidade

Em geral, o Cadastro Único (CadÚnico) se trata de um sistema desenvolvido pelo Governo. Dessa forma, esse sistema tem como intuito criar um banco de dados sobre a situação das famílias de todo o país. Vale lembrar que a situação dessas famílias pode variar entre pobreza e extrema pobreza de acordo com as condições de vida de cada uma delas. Então, por meio desse cadastro de dados essas famílias podem ter acesso aos programas sociais do Governo Federal. Por exemplo, MCMV, Bolsa Família, e assim por diante. Mas, muitas pessoas ainda possuem algumas dúvidas em relação ao cadastro. Sendo assim, separamos nesse artigo diversos dados sobre tudo que precisa saber sobre Cadastro Único do Governo (CadÚnico).
Publicidade

Afinal, o que é o Cadastro Único ?

Antes de mais nada, como já falamos acima, o CadÚnico é um sistema que da acesso a diversos tipos de Programas Sociais. Por meio dele, é possível fazer um processo para saber sobre todas as famílias que são definidas como baixa renda. Por isso, existe um limite de renda para que uma família seja vista como baixa renda. Afinal, a situação da família é feita tendo como base a renda mensal por cada membro da família. Isso é, de até meio salário mínimo por pessoa. Mas as famílias que possuem um total de renda familiar de três salários mínimos também podem fazer parte do sistema.

Publicidade

Vale lembrar, que pode meio desse sistema, podemos conhecer ainda mais de perto a situação de muita gente em todo país. Sendo assim, o Governo pode ter acesso a dados reais da econômica e modo social que cada uma das famílias de todo país tem vivido. Todos os dados sobre o núcleo familiar podem identificar as famílias de baixa renda. Por exemplo, a casa em que a família vive, acesso a serviços públicos essenciais para qualquer pessoa. Isso é, como educação, saúde, bem estar, lazer e assim por diante. Todos esses dados e pontos pesam na hora de definir a situação de uma família por meio do Cadastro Único.

Qual é o objetivo do Cadastro Único?

Primeiro, o Cadastro Único, tem o objetivo como a de uma sistema de busca que pode fornecer acesso as famílias de todo Brasil a ter acesso a programas sociais. Vale lembrar então, que esse sistema ajuda não apenas as famílias, mas também o Governo. Afinal, podem buscar por métodos para melhorar as políticas públicas de todo o país. Isso claro de acordo com o que cada brasileiro tem vivido. Assim, podem buscar por formas de obter mudanças nessa situação. Desse modo, pode criar soluções para fornecer os recursos básicas para essas famílias.

Quem pode fazer o Cadastro Único?

Para que consiga fazer parte do sistema do CadÚnico, você deve fazer parte de uma das opções exigidas. Ou seja, famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por cada membro. Ou que tenham uma renda familiar total mensal de até três salários mínimos. A segunda categoria é que as famílias que desejam fazer parte de programas que possuem como regra fazer parte do Cadastro Único.

Como fazer o CadÚnico? 

Vale lembrar, que o atual situação do país e do mundo exige medidas de segurança por causa da pandemia. Sendo assim, todo o cadastro nesse sistema está sendo feito de forma 100% online no site oficial da Cidadania. Porém, é possível fazer o cadastro de outra forma, isso claro antes da pandemia. Isso porque, o cadastro pode ser feito por meio de uma visita a um CRAS. Também saiba que existe uma unidade para esse tipo de atendimento em cada município em todas as cidades do país.

Para fazer o seu cadastro você deve fazer uma visita e apresentar alguns documentos pessoais. Por exemplo, CPF, título de eleitor, RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, renda de todos os membros da família e de endereço. O cadastro exige que o interessado em pedir para  fazer parte do sistema esteja apto para responder algumas perguntas que serão feitas na hora de fazer o CadÚnico.

Dessa maneira, precisa ser um dos membros da família, morar na mesma casa com os demais membros e ter no mínimo 16 anos de idade. Mas, caso você seja membro de uma comunidade indígena ou Quilombola. Vai ser preciso que leve para fazer o seu cadastro único uma certidão de nascimento, de casamento, certidão de nascimento indígena, identidade, CPF e carteira de trabalho.

Como funciona o Cadastro Único?

Enfim, o Cadastro Único é um dos sistemas que facilita para que famílias de baixa renda consiga ter o acesso a programas sociais do Governo. Dessa forma, é quase que essencial que os brasileiros estejam escritos no sistema. Afinal podem ter acesso a todos os tipos de programas criados para ajudar a combater a fome, ajudar na educação, qualidade de vida e diminuir os índices de famílias em pobreza e extrema pobreza em todo o Brasil.

Vale lembrar, que cada município é quem dever visitar cada uma das famílias que atendem os critérios para fazer parte do sistema do Cadastro Único. Assim, durante cada visita, caso seja visto que essas famílias ainda não fazem parte de nenhum programa. Precisam ajudar para que façam o cadastro no CRAS.

Por fim, agora que já sabe tudo que precisa saber sobre o sistema do Cadastro Único. Basta usar todos os nossos dados a seu favor. Então, agora que já sabe o que é e como fazer parte do Cadastro Único. Não perca tempo e faça seu cadastro para ter acesso a todos os programas do Governo.

Veja também:

Aprenda Como Consultar O Número Do Benefício Do INSS

Publicado em: 15 de fevereiro de 2021

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2021. Todos os direitos são reservados.

Este Blog usa cookies com função de garantir uma boa experiência. OK | Mais informações