Primeiro, esse dado é enviado para a casa do beneficiário por meio de uma carta de concessão do INSS. Ou seja, é quando os valores do benefício são aprovados pela Previdência Social. Dessa forma esse número é essencial para realizar a consulta de todos os dados sobre os pagamentos e datas em que devem ser feitos. Hoje em dia existem apenas quatro formas de consultar esse número do INSS. Por exemplo, por meio da carta de concessão, nos canais digitais usando o CPF, no autoatendimento do INSS e por meio da central ligando para 135.
Hoje em dia, os beneficiários podem ter acesso a diversos tipos de serviços oferecidos por meio de suas plataformas digitais de atendimento feitas pela Previdência Social. Ou seja, através do Site e Aplicativo Meu INSS. Os interessados podem consultar os valores do benefício, fazer agendamentos, solicitar extratos e também consultar o número do INSS. Confira abaixo o passo a passo de como fazer sua consulta do número do INSS:
Saiba que ainda pode optar em pedir atendimento por meio da central de atendimento do INSS por meio do 135. Sendo assim, basta fazer a ligação e usar o seu CPF. Depois vai precisar confirmar todos os dados do seu cadastro. Esse é um processo feito pela central para evitar fraudes e golpes. Assim podem proteger todos os dados dos beneficiários do INSS. Vale lembrar que o atendimento da central fica disponível das 7 horas às 22 horas de segunda a sábado. As ligações não possuem custos e devem ser feitas por meio de telefones públicos e fixos. No entanto, a ligação usando celulares, faz com que o interessado tenha que arcar com os custos de uma ligação local onde ele mora de acordo com sua operadora.
Em geral, todas as pessoas que fazem parte de algum tipo de programa do Governo Federal podem receber os valores do beneficio social por meio de um cadastro feito com o número de NIS. Dessa forma o NIS se trata de uma criação por meio da Caixa Econômica. Então o Número de Identificação Social (NIS) ainda pode te ajudar para fazer alguns pedidos e ter acesso a dados. Ou seja, para fazer algumas consultas comuns. Se não souber o seu NIS saiba que pode saber sobre esse número por uma consulta usando o seu CPF.
Dessa maneira pode ter acesso a todos os dados do seu benefício e ainda ter o número do INSS a sua disposição sempre que precisar.
Veja também: