Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022

Quais São os Alimentos e Vitaminas Essenciais Durante a Gestação

Publicidade

É fato que o corpo da mulher acaba sofrendo com as inúmeras mudanças durante os meses de gestação, o que faz com que todos seus hábitos de vida sejam afetados durante esse período. Além disso a mulher possui necessidade nutricionais de Vitaminas. Isto para que o desenvolvimento do bebê possa acontecer de forma mais eficaz. Por isso, a mulher deve nesse período ter uma alimentação saborosa e balanceada para que consiga ter uma gestação saudável, garantindo que não tenha problemas com a criança que está em seu útero. Afinal todos os nutrientes que tanto a mãe como o bebê necessitam podem estar presentes nos próprios alimentos ingeridos. Descubra neste artigo quais são os alimentos e vitaminas essenciais durante o período de gestação.

Quais São os Alimentos e Vitaminas Essenciais Durante a Gestação

Alimentos com ácido fólico

Sem dúvidas o ácido fólico possui uma grande importância para a gestação saudável. Além disso sua importância é ainda maior no primeiro trimestre da gravidez. Isso porque ele tem ação responsável em diminuir os riscos de uma má-formação no tubo neural do feto, que faz com que seu sistema nervoso não se desenvolva de forma adequada. Sendo assim, é necessário ingerir altas quantidades durante varias vezes ao dia, na alimentação regular da gestante, e muitas vezes é necessário complementar os resultados com ajuda de suplementos. Mas esses suplementos são indicados apenas para os primeiros três meses de gestação, que é o período de formação do tubo neural.

Desse modo a gestante durante esse período deve aumentar o consumo de alguns alimentos específicos que são ricos em ácido fólico, como cereais integrais em geral, flocos de milho, flocos de aveia, leguminosas e beterraba.

Publicidade

Alimentos ricos em cálcio

O cálcio é fundamental durante uma gestação, pelo fato de ser o responsável na formação osso e dentes no bebê e até mesmo da mãe. Mas também ele pode ajudar no controle da frequência cardíaca do bebê, nos músculos e desenvolvimento de nervos.  Assim os principais alimentos ricos em cálcio são leite e seus derivados, salmão, couve e pão integral. Porém, é importante que a gestante opte mais pelos leites e derivados com baixo teor de gordura, pois possuem maior quantidade de cálcio presente.

É importante deixar claro que o cálcio é fixado e absorvido por nosso corpo, de acordo com a quantidade de vitamina D em nosso organismo. Sendo assim também é importante consumidor essa vitamina por meio de ovos e peixes. Porém a melhor forma de conseguir a produção dessa vitamina em nosso corpo é pela exposição ao sol.

Alimentos ricos em ferro

O elemento ferro possui mais presença nas hemoglobinas de nosso corpo, que são os famosos glóbulos vermelhos, que possui função de aumentar o volume de sangue durante a gestação, para que não haja indícios de anemia. Por este motivo as gestantes aumentam muito a sua necessidade por ferro durante esse período. Porém o ferro também é muito importante para ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Além disso sua ausência na gestação pode causar prematuridade, baixo peso, e má-formação no sistema nervoso do bebê.  Assim a gestante deve manter uma alimentação rica em alimentos com ferro, com o auxílio de uma suplementação necessária para alguns casos de gestação. Dessa forma, alimentos como fígado, grão de soja, feijão, hortaliças com verde escuro, pão integral e cereais integrais.

Alimentos ricos em zinco

O zinco possui grande importância, pelo fato de contribuir de diferentes formas para processos biológicos no organismo da gestante. Sendo assim ajudam no metabolismo dos carboidratos e gorduras, síntese de proteínas, metabolismo do DNA, funcionamento do sistema imunológico, metabolismo energético e a síntese de proteínas. Dessa forma ele auxilia no desenvolvimento neurológico do bebê. Assim a falta do mesmo no organismo pode causar diversas malformações ao nascimento, gerando também baixa de peso ao nascer do bebê. Então os alimentos ricos em zinco são, carnes, peixes, ostras, leites e seus derivados, castanhas, semente de linhaça, nozes, amêndoas e amendoim.

Alimentos com Magnésio

Quando a gestante consome alimentos com magnésio as chances de riscos com pré-eclâmpsia são diminuídas. Além disso ajuda no controle da pressão arterial e diminui o inchaço das mãos, rosto e pés. Assim seu consumo evita em um parto prematuro com sofrimento do feto, ou com atraso de desenvolvimento intrauterino. Mas o magnésio possui diversos outros benefícios as gestantes como combater o cansaço, azia, câimbra, diminuir os riscos de contrações uterinas antecipadas e ainda regula os níveis de açúcar e insulina no corpo, favorecendo o desenvolvimento do feto. Enfim os alimentos que são ricos em quantidade de magnésio são os cereais integrais, tofu, espinafre, amêndoas, avelã, castanha de caju, abacate, banana e amendoim.

Quais São os Alimentos e Vitaminas Essenciais Durante a Gestação

Alimentos ricos em Iodo

Iodo é um dos elementos fundamentais no organismo para formação dos hormônios de tireoide, que são o T3 e T4. Além disso ele possui função de regularizar o metabolismo corporal, sendo indispensável para o bom funcionamento de outros sistemas. Portanto de acordo com uma recente pesquisa, especialistas orientam que o iodo é fundamental para gestantes, mulheres que estão amamentando e as mulheres que desejam engravidar.

Sobretudo, pelo fato de o iodo ser ingerido pela mãe e ser repassado ao feto por meio da placenta, ajudando na formação dos hormônios do bebê de tireoide. Afim de que todo seu sistema nervoso possa ter um bom desenvolvimento. Pois a falta do iodo no organismo durante a gestação pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo do bebê. Assim o sal de cozinha é fortificado em iodo, mas ele pode estar presente em outros alimentos. Bem como vegetais, carnes, leite e seus derivados, peixes, algas marinhas e crustáceos.

Publicidade

Alimentos ricos em proteínas

Quando se chega ao sexto mês de gestação, grande maioria dos órgãos do bebê, já estão formados, e assim por diante ele vai desenvolver os músculos e membros, favorecendo no crescimento e no ganho de peso. Ao passo que esse desenvolvimento for acontecendo, o organismo necessita de mais proteínas para apoiar na formação da placenta e nos crescimentos uterinos. Mas basicamente a dieta normal da gestante consegui suprir com as necessidades proteicas, com o consumo diário de fontes de proteínas não animais, e ingestão de fontes proteicas de animais e Vitaminas. Por exemplo, leite e seus derivados, feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, carnes, peixes e ovos.   

Quais São os Alimentos e Vitaminas Essenciais Durante a Gestação

Alimentos que possuem ação contra constipação

Grande parte das mulheres gestantes possuem constantes queixas contra constipação. De fato, que ela ocorre devido a progesterona. Que é um dos hormônios presentes apenas na gestação. A gestação causa uma grande diminuição de ação sobre o sistema digestivo. Ou seja, faz com que os alimentos fiquem uma quantidade maior de tempo parados no intestino. Isso porque o crescimento da barriga faz com que haja uma redução no funcionamento intestinal.

Dessa maneira, além do aumento na quantidade de água, alguns alimentos podem proporcionar ação contra constipação. Assim sendo Vitaminas. Como, frutas, verduras, alimentos ricos em fibras, linhaça, gergelim, castanha do Pará, legumes ricos em água, e cereais integrais.

Existem uma série de alimentos que podem ajudar a ter uma gestação bem mais saudável com mais Vitaminas. Por fim, orientamos também que as gestantes fiquem longe dos alimentos condimentados. Como queijos, massas brancas, repolho, banana, goiaba, doces e assim por diante. Então siga nossas orientações pois elas irão te ajudar a ter uma gravidez mais saudável. Com mais todos os alimentos e vitaminas essenciais para seu bebê.

08/05/2021 02:35
Categorias Curiosidades

Recomendado

25/04/2021 Descubra Algumas Atitudes de Pessoas Que Tem Inveja de Você Quem nunca já ouviu uma pessoa afirmar que tinha uma inveja do bem? Essa frase é um pouco comum entre vários ciclos sociais de família e amigos. Mas a inveja é na verdade um sentimento gerado de forma normal e espontânea em uma pessoa. Esse sentimento toma conta de uma pessoa quando dentro de si ela deseja ter ou ser tudo o que outra pessoa tem. Isso pode ser aplicado em diversos aspectos de uma pessoa que parece ser melhor ou mais bem sucedida. Porém quando a inveja é considerada saudável, ela gera mais um sentimento de admiração por outra pessoa do... Continue lendo
25/04/2021 Aprenda Como Deixar De Se Importar Com O que Dizem de Você Atualmente estamos vivendo em um mundo onde importar com a opinião das outras pessoas é muito importante. Afinal por meio dela que ingressamos em diversos grupos sociais, buscando se encaixar é ser aceito por todos. Isso porque dependendo do que os outros pensam a nosso respeito, podemos ser amados, agradados, valorizados, além de nós sentir protegidos de tudo. Porém cada um tem sua própria identidade formada, desta maneira cada um possui sua opinião sobre determinado assunto. Isso pode ser algo útil ou não na vida de uma pessoa. Muitos acreditam que... Continue lendo
27/04/2021 Descubra Quais São os Passos Para Organizar as Finanças Pessoais Colocar em ordem as finanças é uma das dúvidas presente em grande parte da população brasileira. Afinal, fazer com que no fim do mês sobre dinheiro, pode ser uma tarefa bastante complicada para grande maioria. Desse modo, as pessoas que não possuem organização financeira, tendem a correr riscos de atrasar as contas, comprar além do necessário, compromete os relacionamentos, paga juros e dentre diversas outras situações negativas. Por isso, colocar a vida financeira em ordem é essencial para que tudo fique bem e não tenha que passar por nenhuma... Continue lendo
07/05/2021 Aprenda Como Saber Quando se Está Grávida Certamente que a gravida esta em um momento muito especial na vida das mulheres, que costumam esperar por ela com muita ansiedade. Contudo é normal que muitas acabem engravidado sem nenhuma programação. Porém, independentemente de estar programada ou não, existem inúmeros fatores que podem causar duvidas nas mulheres, sobre estarem ou não gravidas. Além disso essas dúvidas podem ser ainda maiores para as mulheres que vão ser as mamães de primeira viagem. Dessa maneira antes de ir ao médico para confirmar suas suspeitas, existem alguns sintomas que... Continue lendo
© 2022