De acordo com dados publicados pelo Sistema de Valores a Receber, cerca de milhões de brasileiros tem direito a receber o reembolso do dinheiro esquecido. Nesse sentido, brasileiros podem sacar até R$1 mil de contas bancárias em instituições financeiras.
Contudo, como falamos antes, existem várias dúvidas que envolvem a origem dos valores que serão disponibilizados. Assim, o Banco Central alinhou todas as categorias de pessoas que podem receber o dinheiro esquecido em contas bancárias de instituições financeiras.
No geral, toda pessoa que teve uma conta encerrada com valores disponíveis tem direito a receber de volta os valores na ação do Dinheiro Esquecido. Saiba que os valores de contas correntes, poupança, pós-paga e pré-paga estão dentro da medida para resgate.
A consulta para saber se tem direito ao reembolso do dinheiro esquecido pode ser feito por pessoas física e jurídicas pelo canal do governo. Vale deixar claro que a consulta pode ser feita usando o CPF ou o CNPJ.
Por meio desse canal digital vai conseguir consultar todos os valores que foram mantidos em suas contas junto a instituições financeiras. Além disso, pela consulta vai ter acesso a todas as regras do Banco Central para que o dinheiro fique disponível para o resgate.
Saiba ainda que na plataforma, vai conseguir inserir todos os dados cadastrais e fazer o processo de verificação dentro de poucos minutos. Vale deixar claro que a solicitação do dinheiro está disponível desde o dia 7 de março de 2023.
Sobretudo, todo o resgate do saldo disponível pode ocorrer de acordo com os valores disponibilizados pela instituições financeira. Mas, primeiro, deve fazer um cadastro no site oficial e fazer sua consulta dos valores disponíveis.
Se tiver dinheiro esquecido em uma conta junto a banco ou financeira, vai receber o valor em uma das suas contas bancárias ativas dentro de até 12 dias úteis. A contagem dos dias inicia a partir da data em que solicitou os valores. Também pode receber o saldo em uma chave PIX.
Por fim, a medida de resgate do dinheiro esquecido surpreendeu muitas pessoas e também os bancos. De acordo com o Banco Central, trata-se de uma medida para garantir que todos os direitos dos brasileiros estão sendo cumpridos de acordo com a lei. Por isso, quem tem dinheiro esquecido em um banco vai conseguir retirar os valores.