DOMINGO, 25 DE JULHO DE 2021

Vale A Pena Investir? Será Que Compensa Mesmo?


Publicidade


Quando falamos sobre nosso novo investimento sempre tem aquela pessoa que pergunta “Será que vale a pena investir?” isso acaba nós desanimando um pouco. Para as pessoas o investimento só compensa se der retorno rápido, e sem esforço. Mas você sabe qual nível de lucro vale a pena? Você sabe identificar se um investimento compensa? Não se apavore. A seguir daremos todas as instruções para você que vai investir e está com essas e outras dúvidas:

  1. Como saber se o Vale a pena investir?
  2. O que? E pra quem?

Vale a pena investir?

Você decidiu juntar dinheiro para trocar o carro no próximo ano. Após pesquisar, encontro um Certificado de Deposito Bancário (CDB) que parece ser bom. O vencimento é próximo a data que você iria comprar o carro, e o lucro é atrativo.

Mas será que o CDB compensa?

Após uma leitura rápida sobre o quanto a bolsa caiu esse mês, você começa a se pergunta, se compensa. Questiona sobre títulos públicos relacionados com a inflação que oferecem um lucro bom, e são seguros. Fica atento após descobrir sobre fundo vantajoso.

Publicidade


Fazer comparações é o primeiro passo antes de investir em algo. Pois se vale ou não apena é relativo, e você só saberá comparando outras aplicações.

O próximo passo é ter em mente que o que vale apena para outras pessoas não é o mesmo que vale pra você, como dito anteriormente, é uma questão relativa. Na avaliação de um investimento, é necessário considerar vários requisitos além do lucro, como por exemplo, risco, nível de acessibilidade, liquidez entre outros.

Vale a pena investir?

Ponto a Ponto Vale a pena investir?

Compare com o CDB e pense no risco. Com o desempenho da bolsa de valores, sobre o lucro é evidente que compensa. Lembre-se que o nível elevado do mercado é efêmero.

De acordo com o desenvolvimento da economia real, os preços das ações tendem a aumentarem conforme o crescimento e lucro das empresas que emitirem. Pelo mercado as cotações transitam livremente de acordo com a oferta e demanda de investidores. Até as ações aumentarem, ocorre variações grandiosas.

Será que vale a pena investir em ações para trocar de carro daqui a um ano? Um ano passa mais rápido do que você pensa, principalmente quando se fala em mercado de ações, um ano é quase um dia. Durante um ano, cotações caem e não se recuperam, e você põe não está psicologicamente para suportar a instabilidade, sem dormi algumas horas de sono.

A liquidez, representa o nível de facilidade que você recupera seu dinheiro. Aqueles títulos públicos, são considerados seguros, mas seu prazo de vencimento é longo, o mais curto é de seis anos. Pode resgatar antes, porém você perde dinheiro, por serem negociados com o preço normal de mercado.

Se você vai apenas trocar o carro, será que vale investir em títulos que vencem só daqui a seis anos?

É preciso considerar tudo, inclusive a acessibilidade que um investimento possui. Considerando o fundo que seu banco oferece, parece ser muito acessível, porém a aplicação inicial deve ser elevada, o que acontece sempre.
Esse tipo de investimento pode compensar, quando se trata de lucros, mas não compensa para o seu bolso, então descarte.

Por fim, seu investimos o valerá a pena se você, após reflexões e comparações, decidir que ele vale a pena.

Publicado em: 1 de maio de 2021

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2021. Todos os direitos são reservados.