TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2021

Aprenda A Declarar Imposto De Renda De Pensão Alimentícia Em 2021

Embora muita gente tenha dúvidas, é possível acrescentar a dedução de uma pensão alimentícia na hora de declarar o Imposto de Renda em 2021. Além disso, se trata de uma das formas de diminuir os gastos anuais. Ou seja, pode diminuir um pouco o valor que deve pagar em seu IR em 2021. Vale lembrar que grande parte das pessoas ficam um tanto perdidas na hora de colocar a pensão em suas declarações de IR. Além disso, tanto as pessoas que pagam quanto as que recebem pensão alimentícia devem incluir esses dados em suas declarações. Afinal, a pensão de trata de algo dedutível para quem paga, mas para quem recebe se trata de um rendimento tributável.

Aprenda a Declarar Imposto de Renda de Pensão Alimentícia em 2021

Como declarar Imposto de Renda de Pensão Alimentícia em 2021?

Antes de mais nada, vale deixar claro que só pode fazer a declaração de Imposto de Renda, caso isso seja uma definição de vias judiciais ou extraconjugais. Sendo assim, para que consiga fazer a declaração para deduzir o valor pago em relação a pensão alimentícia. Vai precisar estar devidamente sob um acordo entre ambas as partes de maneira legal pela justiça. Dessa forma, nesse tipo de caso pode contar com uma ficha muito bem definida sobre o assunto na coluna da esquerda do programa do IRPF em 2021. Portanto, nesse caso vai poder incluir os dados na ficha de alimentandos em sua declaração. Contudo, saiba que vai precisar informar o nome completo, data de nascimento, CPF e outros dados, independente de ser uma criança ou não.

Além disso, deve ter em mente que a mesma pessoa não pode ser incluída em sua declaração de IR como alimentando e dependente. No entanto, existe uma grande relevância na necessidade de entender que existem alguns tipos de exceções para essa regra. Isso porque, ela vale apenas para o ano em que a pessoa deixou de ser o seu dependente e acabou sendo classificado em sua declaração de Imposto de Renda como um alimentando. Também, nas próximas declarações vai precisar incluir a pessoa em questão como alimentando. Ainda existe uma exceção para casos em que existe uma troca legal dos dependentes, no caso, os seus filhos.

Declaração de IR 2021 de Pensão Alimentícia

Hoje em dia, já se tornou bastante comum que muitas pessoas caiam na malha fina pode não explicar os dados de modo explícito. Portanto, nesse tipo de situação do sistema do IR entende que existe um erro em relação aos dados declarados. No caso em que o contribuinte caia na malha fina por troca de guarda, erros, desacordos da declaração de IR e outros tipos de situações. O mesmo vai precisar apresentar os documentos para que consiga explicar a situação. Mas, de qualquer forma precisa estar atento aos detalhes na hora de declarar o seu IR em 2021.

De acordo com dados da Receita Federal, as declarações de Imposto de Renda e suas deduções em relação a caso de pensões alimentícias. Tem sido um dos principais motivos para casos de transtornos que podem se tornar uma grande dor de cabeça aos contribuintes. Ou seja, tendo que muitas vezes ser resolvido apenas por meio de vias judiciais. Então, conhecer todo sistema para declarar os dados da maneira correta se trata da melhor forma para evitar possíveis transtornos com seus dados de pensão alimentícia na declaração de IR.

Aprenda a Declarar Imposto de Renda de Pensão Alimentícia em 2021

Como declarar Imposto de Renda para quem recebe a pensão?

Sem dúvidas, como já falamos antes, quem recebe uma pensão, tem os valores vistos como rendimentos tributáveis. Sendo assim, os filhos que recebem os valores da pensão devem estar ajuizados ou acordados de modo extrajudicial ao contribuinte. Por isso, nesse tipo de situação, o responsável precisa escolher a melhor forma para declarar o imposto de renda em relação aos valores.

Ou seja, caso declare os filhos como dependentes, os valores da pensão devem ser classificados como rendimentos tributáveis. Assim, vai precisar pagar um valor mais alto do imposto. Além disso, para fazer esse tipo de declaração vai precisar fazer uma inscrição de dados pessoais. Também, deve ter em mente que os rendimentos de pensão devem ser informados todos os meses e preenchidos dentro da ficha de rendimentos tributáveis de seu IR.

Logo depois, basta encontrar a opção “dependentes” para colocar quem recebe os valores da pensão alimentícia. Contudo, como já mencionamos acima, deve informar os dados com cautela e atenção. Para que não tenha problemas com o Leão por causa de dados incorretos de sua declaração de Imposto de Renda em 2021.

Enfim, como já pode aprender, fazer a declaração de Imposto de Renda de pensão alimentícia se trata de um processo simples. Embora tenha que prestar atenção para não acabar caindo na malha fina por detalhar de modo incorreto todos os dados.

Publicado em: 2 de junho de 2021

Relacionados

Deixe seu comentário

© Copyright UalBr 2021. Todos os direitos são reservados.